Notícias

DEVO VER O LIMITE OU O POTENCIAL?

DEVO VER O LIMITE OU O POTENCIAL?

Cada vez mais empresas tem buscado se adequar e efetivamente fazer a INCLUSÃO de pessoas com deficiência. Mas muitas vezes ainda encontram dificuldades, acabam sentindo-se desmotivados e preocupados com o não cumprimento. Costumo dizer que o gosto de “desconhecido” é que cria essa sensação, que coloca a dificuldade e a noção de que incluir é dificultoso. Conhecer é preciso! Se abrir para que os profissionais mostrem sua capacidade antes que a gente já imponha um limite para ele.

O profissional do RH fica com a tarefa de fazer essa busca, e num “combo” que o deixa de cabelos brancos - se veem com a responsabilidade de entender sobre os tipos de deficiência e ainda sentem-se no risco daquele profissional não se adaptar em seu posto de trabalho. Buscar ajuda as vezes é fundamental! Porque veja só: os profissionais de RH além de acumularem muitas atribuições, não tem em sua formação a habilitação para identificar as deficiências e conhecer as necessidades individuais de acessibilidade e ergonomia.

Claro que o profissional de RH possui uma capacidade infinita de aprender sobre cada indivíduo, porque falar sobre diversidade humana já é instintivo para ele. Aliás, é sua prática diária! Todos são diferentes, e todos os dias chegam em sua mesa casos de funcionários e suas necessidades individuais. Mas o que devemos lembrar é que, quando falamos de pessoas com deficiência, contamos com uma infinidade muitas vezes desconhecida de características! É um mundo de possibilidades, e o profissional do RH não deve sentir-se constrangido em dizer que é um mundo novo para ele. Novo é bom! E aprender é sempre uma oportunidade.

Vou contar uma história! Duas crianças estavam em uma geleira patinando, mas o gelo se partiu e uma delas caiu na água e foi levada pela correnteza para além do buraco em que havia caído. A outra criança instintivamente foi até uma parte da geleira mais adiante, bateu firmemente com o patins e consegui salvar o colega, antes mesmo que o socorro chegasse. Quando a guarda finalmente chegou e viu a criança, sã e salva, mal pôde acreditar. Aquilo parecia impossível! E perguntou ao menino: “como você conseguiu salvar seu amigo? Isso é praticamente impossível até para um adulto!”. E o menino respondeu: “Eu apenas fiz o que Eu achava possível. Ninguém estava aqui para me dizer que eu não poderia”.

Essa história é ótima para todos nós. Mas em especial para profissionais de RH, esses talentosos e bravos responsáveis por zelar pelo bem estar do humano dentro das corporações. Aprender e vigiar para não colocar o limite como se ele fosse igual para todos na mesma circunstância, perdendo a oportunidade de conhecer o potencial de cada indivíduo.

O foco na verdade deve estar sempre nesse potencial. Esse é o segredo. Descobrir com o profissional que você deseja contratar qual seu potencial e como você pode ajudá-lo a trabalhar com todo esse potencial a sua disposição. E tenha a certeza que se ele tiver essa liberdade para exercer seu potencial, fará seu trabalho da melhor maneira, trazendo para a sua empresa o mesmo desenvolvimento e produtividade que todos os outros funcionários. Se você ainda não começou, vamos começar?

Postado Por Viviane Nicézio

Viviane Nicézio
Fisioterapeuta, especialista em Inclusão de pessoas com deficiência. Fundadora e CEO da Adequa Desenvolvimento, presta assessorias voltada a inclusão e adequação de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, levando com ela a bandeira de inclusão e a certeza de que ser diferente é mais que normal, é uma condição humana.

Gostou deste post? Deixe seu comentário